Blog Simão Imóveis
29.12.2021
Dicas de segurança para o período de férias

Com as comemorações de final de ano, surgem preocupações para quem costuma ou planejou viajar neste período. Como deixar o lar protegido e seguro?

Confira algumas dicas da Simão Imóveis para este período.

  • Faça parecer que a casa esta habitada, então se você tem um jardim ou arbustos na entrada, deixe tudo limpo, regado e bem cortado antes de viajar.
  • Deixe algum cômodo iluminado, vale instalar sensores para acender sempre ao anoitecer, ou mesmo os sensores de presença, assim se alguém se aproximar a iluminação será acionada.
  • Câmeras de segurança, cercas elétricas, placas de empresas de segurança e equipamentos visíveis ajudam a espantar invasores que buscam por facilidade e costumam evitar locais deste tipo.
  • Para garantir ainda mais, sistemas sonoros são ótimos aliados também. Alarmes nas portas e portões assustam, chamam a atenção da vizinhança e acionam a central de segurança responsável.
  • O reforço de portas e janelas pode não intimidar um invasor, mas inibirá ações de arrombamento. O próprio modelo das portas, janelas e grades pode favorecer um arrombamento. Para quem vai ficar muito tempo fora é interessante prever a troca dos acessos mais fáceis por peças resistentes e protegidas. Se a viagem for curta, basta complementar com cadeados ou grades as entradas que dão acesso ao imóvel.
  • Antes de você ir viajar é interessante que você faça uma análise geral de seu lar e identifique quais os pontos fracos do espaço. Se a iluminação é fraca, se a vizinhança é distante, os portões e muros são facilmente burlados, existem muitas árvores ou objetos que atrapalham a visibilidade em volta, entre outros. A partir dessa análise você conseguirá priorizar as ações possíveis certas para proteger a residência quando estiver fora.
  • Um ponto bem importante é sobre a divulgação de sua ausência. Você pode informar algum vizinho de sua confiança que irá viajar, porém, com a alta exposição nas redes sociais é muito fácil saber onde as pessoas estão em tempo real. Evite divulgar sua viagem antes e durante o passeio, assim menos pessoas saberão da sua saída. Mesmo que pareça ter controle as informações se espalham com rapidez, e muita gente fica a espreita dessas informações.

Categorias